NOTÍCIAS

Como começar o seu pequeno negócio – VASCONet

SIGA-NOS

Fonte: Foto por Annie Spratt no Unsplash

Até mesmo um plano de negócio simples pode ajudar sua empresa a crescer de forma sustentável, mas esse não é o único benefício de se ter um plano empresarial. Elaborar esse modelo de ação é fundamental por diversos fatores, muitos que são ignorados por parte dos empreendedores.

E não é por falta de material disponível para estudo. Se você quiser um exemplo de plano de negócios pronto, vai encontrar com facilidade na internet, com um nível de detalhamento que impressiona. Isso já mostra o quanto ele é importante para as organizações, de todos os portes. Entenda mais sobre projeto de negócio e os principais pontos abordados.

O que é um planejamento de negócios

A definição de plano de negócio é bem simples, apesar de sua aplicação ser complexa e demandar muita atenção aos detalhes. De forma bem sucinta, ele é um documento que registra cada etapa a ser executada e passo a ser dado, a fim de que o negócio prospere. Ele é flexível e deve ser adaptado para cada empresa.

Em sua estrutura você tem detalhes como a missão, visão e valores da empresa, bem como seu propósito. Além disso, também encontra os dados de análise de mercado, tanto do ambiente da própria empresa quanto dos concorrentes, fornecedores, influência governamental e outros fatores.

O plano de negócios também vai estudar e estruturar os setores da empresa, como se darão os processos e é claro, a movimentação financeira. Com projeções para períodos de até cinco anos, mostra como pode estar o desenvolvimento da empresa no futuro e o que fazer para chegar lá. Deu para notar que é fundamental, certo?

Importância para a empresa de pequeno e médio porte

Que as grandes corporações têm seu planejamento bem estruturado, já se sabe. Mas sabia que boa parte das pequenas e médias empresas ainda trabalham de forma empírica, sem métodos? Elas podem até definir suas melhores formas de trabalho, com base em conhecimento da área, acertos e erros, mas não fazem o trabalho de plano de negócio de fato. É como navegar em mar revolto, sem nem mesmo um instrumento para mostrar os caminhos a seguir.

Se fizessem um bom planejamento, boa parte das perdas e fechamentos poderiam ser evitados, além desses benefícios:

  •       Menor rotatividade de funcionários: sem uma estrutura sólida de gestão de pessoas, fica muito difícil reter bons talentos;
  •       Inovação em todos os processos: com a estruturação dos processos, se tem mais espaço para criar, já que não se apaga tanto incêndio;
  •       Menor retrabalho: quando se tem um plano de negócios robusto, os processos são claros e as falhas menos frequentes;
  •       Contas sempre em dia: nem precisamos falar da necessidade de organização financeira para o sucesso da empresa;
  •       Mais acesso a crédito com menores custos: um plano bem estruturado pode ser usado para mostrar a solidez da empresa e conseguir empréstimos a menor custo.

Dicas para fazer seu plano um sucesso

Fazer um plano de negócios não é um processo a ser feito do dia para a noite, solitariamente. É preciso colher informações de toda a equipe para poder ter bons resultados. Veja algumas dicas para fazer isso dar certo.

Encontre um bom modelo de plano de negócios

Existem diversas opções disponíveis na internet, contendo modelo de apresentação, sumário executivo e outras partes importantes, porém menos conhecidas do público empresário. Escolha o mais interessante para seu modelo de negócios e adapte para sua realidade.

Estabeleça sua construção como rotina

Escreva um pouco todos os dias, mantendo uma rotina e consistência. Inclusive, um dos pontos fundamentais para conseguir ter um bom resultado com seu planejamento é escrever com calma, sem pressa ou interferências. Por isso, escolha o lugar ideal para focar, ou seja, o faça no seu escritório ou home office, em momento mais calmo, a fim de reduzir as distrações e manter a linha de pensamento.

Conte com a ajuda de um profissional

Se achar que não vai ser possível escrever seu plano sem ajuda, não hesite em contratar um profissional para te dar esse suporte. Pode ser em forma de consultoria, encomenda do plano de negócios pronto ou até mesmo uma nova contratação para a empresa. O importante é fazer o planejamento adequadamente, garantindo assim melhores resultados e mais sustentabilidade.

Compartilhe

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Fonte: vasconet.com.br/2022/06/13/como-comecar-o-seu-pequeno-negocio