Plano de melhoria fluvial avança no rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul

A população de Rio do Sul tem convivido com uma rotina diferente, especialmente, nas proximidades do Rio Itajaí-Açu.

O entra e sai de máquinas e equipamentos é constante nas imediações da secretaria de Obras da cidade, desde o mês de maio.

O movimento faz parte dos trabalhos de melhoria fluvial determinados pelo governador Jorginho Mello para diminuir o risco de enchentes e desastres no Alto Vale.

Para realizar a ação, foi montada uma estratégia de engenharia para limpeza, desassoreamento e dragagem de 8,2 km, no primeiro momento.

A partir de um porto para acesso dos equipamentos, o rio recebeu quatro conjuntos formados por uma balsa, uma escavadeira hidráulica, um rebocador e um container para receber o material.

Em outra frente, em terra, é feita a limpeza de áreas de bota-fora e bota-espera que recebem o que foi retirado do fundo das águas.

Na última quinta, 4, o governador Jorginho Mello visitou as obras e falou sobre a importância do trabalho para a prevenção das constantes enchentes que atingem a região:

SONORA

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, também esteve no local e falou da expectativa pelo rápido andamento dos trabalhos:

SONORA