Ex-ministros de Bolsonaro que disputaram Eleições 2024 não se elegeram
Três ex-minsitros do governo de Jair Bolsonaro (PL) disputaram as eleições municipais em 2024, no entanto, nenhum conseguiu se eleger. Participaram do pleito Alexandre Ramagem, Marcelo Queiroga e Gilson Machado.
Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), perdeu a votação no Rio de Janeiro; Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde, não foi eleito em João Pessoa; e Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo, foi derrotado no Recife.
Entre os três, apenas Queiroga conseguiu avançar para o segundo turno, perdendo para o atual prefeito, Cícero Lucena (PP). Marcelo Queiroga recebeu 36,09% dos votos.
Bolsonaro havia declarado apoio público nos três candidatos, tendo, inclusive, estado ao lado de Ramagem durante voto no primeiro turno.
No Rio de Janeiro, o vencedor foi Eduardo Paes (PSD); em João Pessoa, foi Cícero Lucena (PP); e, no Recife, João Campos foi reeleito.
PL vence duas capitais no segundo turno
O PL venceu a eleição municipal em duas capitais com segundo turno neste domingo (27) — Cuiabá e Aracaju.
A sigla perdeu a disputa na maioria das capitais que tinham candidatos neste segundo turno: o PL ganhou duas vezes e perdeu sete (Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Belém, Goiânia, João Pessoa e Palmas).
Na Paraíba, eleitos pelo PL cai pela metade
Nas Eleições 2024, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido do governador da Paraíba, João Azevêdo, foi o que mais elegeu prefeitos na Paraíba. O PSB ocupou o lugar do Cidadania, que nas Eleições 2020 foi o partido que mais elegeu prefeitos. Na época, também era o partido do governador.
No comparativo com a eleição anterior, o Partido Liberal (PL) reduziu pela metade a quantidade de eleitos.
O PL, em 2020, elegeu 22 candidatos na Paraíba. Em 2024, o número caiu para 11.