Sem categoria

Jornal inglês The Telegraph confirma conversas do magnata grego Marinakis com o Vasco

Jornal inglês The Telegraph confirma conversas do magnata grego Marinakis com o Vasco

Evangelos Marinakis, o bilionário grego proprietário do Nottingham Forest, está em negociações para adquirir uma participação majoritária no Vasco da Gama. Caso o acordo se concretize, é provável que o ex-diretor esportivo do Arsenal, Edu Gaspar, desempenhe um papel fundamental na gestão do clube. A informação é do jornal inglês, The Telegraph.

O proprietário do Nottingham Forest, Marinakis, é o dono do Olympiacos, tradicionalmente o clube mais vitorioso da Grécia, além do próprio Forest e do clube português de primeira divisão Rio Ave.

O Vasco, era anteriormente controlado pela 777 Partners, um grupo de investidores americanos que também tentava incorporar o Everton ao seu portfólio. No entanto, o modelo financeiro da 777 Partners entrou em colapso e o devido uma ação judicial, o clube retomou o controle.

Sob o controle da 777 Partners, o Vasco da Gama conquistou o retorno à primeira divisão do futebol brasileiro em 2022, mas o grupo de investidores dos EUA não conseguiu manter seu modelo financeiro sustentável. Atualmente, o clube está sob a administração da gigante de seguros americana A-Cap, seu maior credor, e os ativos, incluindo os clubes, estão sendo vendidos.

O magnata grego, dono do Nottingham Forest, tem explorado diversas oportunidades de investimento, incluindo uma possível aquisição do clube italiano da Série A, Monza.

Sob a gestão de Evangelos Marinakis, o Nottingham Forest obteve sucesso na contratação de jogadores brasileiros, destacando-se as aquisições de Murillo e Danilo, ambos vindos de clubes do Brasil.

Desde que o governo brasileiro aprovou, em 2021, leis que possibilitaram a transformação dos clubes em empresas negociadas e a recapitalização por meio de vendas para investidores privados, tem ocorrido uma verdadeira corrida pela propriedade de clubes brasileiros, com grandes grupos de investimento europeus buscando se envolver no mercado.

Fonte: CNN Brasil